(Anexo III do Ato n. 692/2017 - DJe n. 106, de 12/6/2017)
Versão Descontinuada
Dono do Processo: Diretor da Dipro
O Modelo de Gerenciamento de Projetos do PJRO é uma orientação com objetivo de facilitar e direcionar a atividade de gestão dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação do PJRO, através de uma orientação formal de boas práticas, incluindo processos e artefatos que podem ser utilizados no gerenciamento de projetos.
Os fluxos definidos no MGP-PJRO traduzem o processo de gestão de projetos em cinco fases:
- Pré-projeto: Consiste na identificação, registro e triagem das demandas que podem ser transformadas em futuros projetos. Está apresentado na Figura 1 – Pré Projeto;
- Aprovação: São os processos realizados para definir um novo projeto, através da obtenção de autorização formal para iniciar o projeto. Consiste em definir time, elaborar time, elaborar o termo de abertura e receber a autorização para prosseguir com o projeto. Está apresentado na Figura 2 - Aprovação;
- Planejamento: O Escopo, cronograma, atividades, ferramentas, recursos, orçamento serão consolidados como linha de base para a execução do projeto. Está apresentado na Figura 3 - Planejamento;
- Execução: Fase de realização das atividades planejadas. Está apresentado na Figura 4 - Execução;
- Encerramento: Recebimento do produto ou resultado do projeto, aceitação, registros pertinentes. Está apresentado na Figura 5 – encerramento.
Objetivos:
- Melhorar a eficiência do processo de gerenciamento de projetos a partir do estabelecimento de um padrão, modelos e ferramentas de gerenciamento de projetos, que é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adaptadas ao contexto da STIC do PRJO;
- Apresentar um padrão institucional e facilitar o entendimento, a comunicação e os processos de tomada de decisões nos projetos de TIC;
- Suportar os macro desafios estratégicos do PETIC relacionados à governança e à gestão de recursos;
- Apresentar uma proposta de processos e artefatos, que podem ser utilizados em conjunto com a ferramenta automatizada de gerenciamento de portfólio e projetos.
Fluxo Pré-Projeto (Figura 1):
Fluxo Aprovação (Figura 2):
Fluxo Planejamento (Figura 3):
Fluxo Execução (Figura 4):
Fluxo Encerramento (Figura 5):
Descrição das Atividades:
Id |
Atividade |
Objetivo |
Responsável |
A1 |
Protocolar Solicitação de Demanda |
Para melhor gestão da DIPRO, toda entrada na divisão deverá ser via de regra o sistema “porAqui”, caso a demanda venha de outra origem, após análise, deverá ser registrada no “porAqui”. |
Demandante |
A2 |
Analisar demanda |
A DIPRO deverá realizar análise da demanda, verificando a conformidade do processo de entrada, o template, a demanda solicitada, o alinhamento da mesma junto a Estratégia de TIC em andamento e o planejamento de TIC. Caso as informações estejam insuficientes em relação à clareza e completude, solicitará ajustes ao demandante. |
Dipro |
A3 |
Identificar partes interessadas |
A DIPRO em análise preliminar identificará as possíveis partes interessadas, conforme requisitos do MGCOM |
Dipro |
A4 |
Realizar refinamento do escopo |
Marcar reunião com demandante afim de identificar patrocinador, refinar e esclarecer requisitos, orçamento, escopo, demandantes formais, etc. ... |
Dipro |
A5 |
Classificar a demanda |
Classificar a demanda entre projeto e outras demandas da STIC, utilizando o modelo de classificação de demandas aprovado pela DIPRO. |
Dipro |
A6 |
Registrar Projeto |
As demandas de competência gerencial e de apoio da DIPRO deverão ser cadastradas como uma nova demanda na ferramenta de Gerenciamento de Projetos e Portfólio homologada pela STIC. Para cada projeto criado, a DIPRO deverá vincular um protocolo no sistema SEI para fins de repositório dos documentos do projeto. |
Dipro |
B1 |
Desenvolver minuta do Termo de Abertura |
A DIPRO deverá desenvolver em conjunto com o demandante a minuta do Termo de Abertura que será avaliada pelo CGesTIC para fins de aprovar a continuidade da análise da demanda. |
Dipro |
B2 |
Manifestar-se sobre viabilidade da proposta |
O CGEsTIC é responsável por manifestar-se, propor mudanças e autorizar a continuidade da proposta de projeto. Nesta fase o comitê analisará a viabilidade técnica, orçamentária, se o projeto está em conflito com outras propostas... |
CGesTIC |
B3 |
Designar time do projeto |
O Comitê deverá indicar ao menos o GP e a equipe responsável pela análise detalhada da proposta de projeto. |
CGesTIC |
B4 |
Elaborar Termo deAbertura |
O gerente do projeto deverá realizar a elaboração final do Termo de Abertura e outros artefatos que subsidiarão ao CGTIC na análise da proposta de projeto. |
Gerente do Projeto - GP |
B5 |
Realizar priorização técnica |
Aplica junto com o GP o método de priorização técnica de projetos da DIPRO |
Dipro |
B6 |
Designar Patrocinador |
O demandante encaminha o Termo de Abertura para aprovação e assinatura do patrocinador. |
Dipro |
B7 |
Encaminhar termo de abertura para aprovação |
O GP analisará a aprovação e considerações do patrocinador encaminhando o Termo de Abertura para aprovação do CGTIC. |
Gerente do Projeto - GP |
B8 |
Autorizar início do Projeto |
O CGTIC analisa e aprova ou rejeita o início do projeto. Caso aprovado o CGTIC deve aprovar o patrocinador e o período de execução do mesmo. |
CGTIC |
B9 |
Priorizar o projeto junto ao Portfólio |
Rever o portfólio em função dos projetos aprovados em especial aos que foram designados como prioritários e informar uma lista priorizada de projetos. |
CGTIC |
B10 |
Atualizar o Portfólio |
Cabe a DIPRO atualizar o portfólio de projetos de TIC com base na ata do CGTIC e ainda tratar os realinhamentos com os Gerentes dos projetos afetados em qualquer aspecto, principalmente em relação a escopo, tempo, custo e capacidade dos recursos. |
Dipro |
B11 |
Comunicar aos interessados |
Avisar ao patrocinador e aos interessados incluindo o CGesTIC. |
Gerente do Projeto - GP |
C1 |
Planejar a Linha de Base do escopo |
Planeja a Linha de Base do escopo conforme processo do modelo de gerenciamento de escopo do PJRO - MGESC-PJRO; |
Gerente do Projeto - GP |
C2 |
Planejar Gerenciamento das aquisições e custos |
Planejar os custos e as contratações do Projeto, conforme as orientações do Modelo de Gerenciamento de Aquisições e custos do PJRO (MGAC-PJRO); |
Gerente do Projeto - GP |
C3 |
Planejar Gerenciamento de Riscos |
Planejar Gerenciamento de Riscos conforme as orientações do Plano de Gerenciamento de Riscos e Controle Interno do PGRCI; |
Gerente do Projeto - GP |
C4 |
Desenvolver Linha de Base do cronograma |
Planejar Gerenciamento de Cronograma conforme as orientações do MGTEMPO. |
Gerente do Projeto - GP |
C5 |
Planejar Comunicações do Projeto |
Planejar Gerenciamento das Comunicações do Projeto, conforme as orientações do Modelo de Gerenciamento de Comunicações do PJRO - MGCOM |
Gerente do Projeto - GP |
C6 |
Consolidar PGP |
Consolida todos os documentos dos planos auxiliares no Plano de Gerenciamento de Projetos - PGP, conforme modelo anexo do MGP-PJRO; |
Gerente do Projeto - GP |
C7 |
Registrar Manifestação |
O gerente do programa após análise do PGP pode aprovar ou sugerir alterações, mediante consulta ao CGesTIC. |
Gerente do Programa |
C8 |
Aprovar PGP |
O CGEsTIC após análise do PGP pode aprovar ou rejeitar o PGP. |
CGEsTIC |
C9 |
Atualizar Sistema de gerenciamento de Projetos |
Registrar no sistema próprio o plano de gerenciamento, incluindo a linha de base do escopo, cronograma e riscos. |
Gerente do Projeto - GP |
D1 |
Realizar KickOff Meeting |
Reunião inicial do projeto, que propõe o esclarecimento do escopo, alinhamento das expectativas, papéis e responsabilidades da equipe. |
Gerente do Projeto - GP |
D2 |
Realizar processos do MGCOM - PJRO |
O Gerente de projetos executa a distribuição das informações conforme o plano de comunicação, alinhado aos processos do MGCOM: · Gerenciar o engajamento das partes interessadas · Gerenciar as comunicações |
Gerente do Projeto - GP |
D3 |
Desenvolver Atividades do Projeto |
Realizar o trabalho planejado e efetuar as entregas conforme o cronograma do projeto, incluindo aquisições e gestão do contrato. |
Time de Projeto |
D4 |
Controlar Atividades do PGP |
Realizar as atividades de gerenciamento do projeto, incluindo comunicações, monitoramento, gerenciar trabalho, gerenciamento dos riscos, garantia de qualidade. |
Gerente do Projeto - GP |
D5 |
Atualizar Sistema de Gerenciamento de Projetos |
O Gerente de projetos atualiza o progresso do projeto, mudanças, riscos, lições aprendidas... |
Gerente do Projeto - GP |
D6 |
Propor mudanças no projeto |
O GP solicitará mudanças sempre que necessário, após análise dos indicadores do projeto. |
Gerente do Projeto - GP |
D7 |
Analisar proposta de mudança |
O Patrocinador após analisar as propostas de mudanças, encaminha solicitação de mudança ao GP ou descarta a proposta. |
Patrocinador |
D8 |
Solicitar mudança no projeto |
O Patrocinador, motivado pelos indicadores e relatórios do projeto, pode solicitar mudanças corretivas no formulário de solicitação de mudança através do SEI. |
Patrocinador |
D9 |
Registrar Solicitação de Mudança do projeto |
O GP registra no sistema de gerenciamento de projetos uma solicitação de mudança que pode ser orçamentária, escopo, prazo, RH ou até o cancelamento do projeto, de acordo com o formulário específico para solicitação de mudança. Deve ser informado impacto da mudança. |
Gerente do Projeto - GP |
D10 |
Registrar Manifestação quanto a mudança |
O Gerente de programa toma ciência e registra o seu parecer sobra a solicitação de mudança. |
Gerente de Programa |
D11 |
Aprovar Mudança |
O CGTIC registra o seu parecer aprovando ou rejeitando a mudança no projeto. |
CGTIC |
D12 |
Avaliar Relatórios / Indicadores |
Analisa o processo, entregas do projeto e demais relatórios e indicadores e propõe mudanças quando necessário. |
Patrocinador |
D13 |
Atualizar Sistema de Gerenciamento de Projetos |
O Colaborador atualiza o progresso das suas entregas e atividades. |
Time de Projeto |
E1 |
Checklist de Encerramento de Fase/Projeto |
Elabora o checklist de tudo que funcionou / não funcionou e verifica se há alguma pendencia antes de encerrar projeto. |
Gerente do Projeto - GP |
E2 |
Minutar Termo de Encerramento |
Prepara a minuta do Termo de Encerramento do projeto ou da Fase |
Gerente do Projeto - GP |
E3 |
Finalizar aquisições/contratações |
Realizar o recebimento definitivo ou encerramento do vínculo do contrato com o projeto. No caso de contrato que haverá continuidade de suporte ou garantia, transfere-se a gestão ao gestor do contrato. |
Time de Projeto |
E4 |
Distribuir Informações |
O Gerente de projetos executa a distribuição do termo de encerramento e agenda a reunião de encerramento conforme o plano de comunicação |
Gerente do Projeto - GP |
E5 |
Reunião de encerramento |
Realiza reunião de encerramento com o gerente de programa, patrocinador, time de projeto. |
Gerente do Projeto - GP |
E6 |
Divulgar Resultados |
Publicar matéria no portal, Internet, conforme a relevância da fase ou projeto. |
Gerente do Projeto - GP |
E7 |
Atualizar bases de conhecimento |
Atualiza lições aprendidas, riscos, dados de desempenho, etc. |
Gerente do Projeto - GP |
E8 |
Evento de encerramento |
Evento preparado pelo gerente de programa com auxílio do patrocinador a fim de formalizar o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe de projeto. |
Gerente de Programa |
Controle do processo:
Indicador |
Índice de aderência a MGP – iMGP |
Objetivo |
Apurar o percentual de projetos gerenciados pelo modelo |
Periodicidade |
Semestral |
Intervalo |
6 últimos meses |
Regra de cálculo |
iMGP = Projetos aderentes a MGP / Total de projetos do portfólio |
Meta |
90% |
Responsável pela coleta |
Diretor da Dipro |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da Diese |
Indicador |
IDP – Índice de desempenho de prazo |
Objetivo |
Medir a eficácia do cronograma do projeto em termos de horas de trabalho planejadas e escopo realizado |
Periodicidade |
Semanal |
Intervalo |
Não se aplica |
Regra de cálculo |
VP (Valor Planejado) = Horas planejadas * valor hora VA (Valor Agregado) = VP * %Entregue (progresso físico) IDP = VA / VP |
Meta |
Maior que 0,80 |
Responsável pela coleta |
Gerente do projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |
Indicador |
ISP – Índice de Satisfação do Patrocinador |
Objetivo |
Medir a Satisfação do Patrocinador do projeto |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
Último mês |
Regra de cálculo |
Conforme resultado de pesquisa do Formulário ISP – Índice de Satisfação do Patrocinador |
Meta 1 |
ISP >= 7 |
Meta 2 |
Respostas Ruim < 2 |
Responsável pela coleta |
Gerente do projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |
Indicador |
IECOM – Índice da Efetividade das comunicações |
Objetivo |
Medir a eficácia das comunicações do projeto |
Periodicidade |
Mensal |
Intervalo |
Último mês |
Regra de cálculo |
Conforme resultado de pesquisa do formulário - IECOM - Índice de Efetividade das Comunicações |
Meta |
Maior que 8 pontos |
Responsável pela coleta |
Gerente do projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da Dipro |
Indicador |
Índice de cumprimento do orçamento |
Objetivo |
Medir a eficácia do planejamento do orçamento do projeto |
Periodicidade |
Conforme plano de gerenciamento do projeto |
Intervalo |
Anual |
Regra de cálculo |
O indicador de custo será avaliado quantitativamente considerando o cumprimento dos gastos nos períodos estabelecidos conforme o Plano de Gerenciamento de Projetos: • Bom: o projeto realizou os gastos previstos dentro das datas estabelecidas, ou cumpriu mais de 90% das datas de compromisso estabelecidas; • Regular: o projeto realizou entre 70% e 90% dos gastos previstos dentro das datas estabelecidas; • Ruim: o projeto realizou menos de 70% dos gastos previstos dentro das datas estabelecidas; |
Meta |
Regular ou Superior |
Responsável pela coleta |
Gerente do projeto |
Responsável pela análise do indicador |
Diretor da DIPRO |