A comarca de Buritis foi criada pela lei complementar nº 245, de 18 de junho de 2001. Sua instalação ocorreu em 24 de outubro de 2003.
Nome do fórum: Jorge Gurgel Do Amaral Neto, em homenagem a um jurista que nasceu no Estado do Amazonas, na cidade de Coari, e migrou para Rondônia no ano de 1973, após receber o grau de bacharel em Direito, na Universidade Federal do Amazonas. Na Capital, Porto Velho, fixou residência com sua família, tendo ingressado na magistratura estadual por meio de concurso público no ano de 1982. Faleceu em janeiro de 1995 e foi homenageado pelo Tribunal de Justiça com seu nome dado ao fórum da nova comarca de Buritis.
Entrância: Segunda
Seção Judiciária: Segunda
Circunscrição: Município de Campo Novo de Rondônia e distrito de Jacinópolis.
História do Município: Oficialmente, em meados de 1970, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra iniciou a implantação de projetos para a colonização do então Território Federal de Rondônia. Na década de 80, precisamente em 18 de maio de 1988, o Incra inicia o Projeto de Assentamento Buriti, o qual originou a cidade de Buritis no início da década de 90. O município foi criado em 27 de dezembro de 1995, onde o então governador do Estado de Rondônia, Valdir Raupp de Matos, sancionou a Lei 649. Para a formação foram desmembradas áreas dos municípios de Campo de Novo de Rondônia e Porto Velho. Finalmente, em 1º de Janeiro de 1997, o município de Buritis foi instalado.