A comarca de Presidente Médici foi criada pela Lei nº 8, de 25 de janeiro de 1982. Sua instalação ocorreu em 28 de julho de 1982.
Nome do fórum: Pontes de Miranda é em homenagem a Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, que foi um jurista, filósofo, matemático, advogado, sociólogo, professor universitário, magistrado e diplomata brasileiro.
Entrância: Primeira
Seção Judiciária: Terceira
Circunscrição: Município de Castanheiras e os distritos de Jardinópolis, Estrela de Rondônia e Novo Riachuelo.
Endereço: Av. Castelo Branco, 2667 - Centro - CEP 76916-000
História do Município: O município de Presidente Médici foi fundado pelos imigrantes oriundos da região Centro-Sul do país, que ali se estabeleceram a partir de 1970.
Os primeiros colonos chegaram ao local, que fica às margens da BR-364, na década de 60. Instalaram-se em apenas quatro barracas no meio do lamaçal, dando-lhe o nome de Trinta e Três, por distar 33 quilômetros da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná.
Em 1972, os colonos realizaram eleição para escolher um nome para a localidade, e Presidente Médici foi o nome escolhido, o qual foi oficializado em 1973, elevado à categoria de sub-distrito, pelo coronel do Exército Teodorico Gaíva, na época governador de Rondônia.
Em decorrência de seu desenvolvimento socioeconômico, o distrito de Presidente Médici foi elevado a município em 1981; mantendo o nome em homenagem ao Presidente da República Emílio Garrastazu Médici.
Atualmente, Presidente Médici possui uma população de 23 mil habitantes.